Sim, o iPad é um dispositivo mágico, revolucionário, que está mudando conceitos de como se criar de consumir mídia. Principalmente agora que o iPad 2 foi lançado, com seu processador dual-core, capaz de rodar diversos programas completos que antes se limitavam apenas a uma versão
express da original, o melhor exemplo disso é o próprio Photoshop da Adobe.
Porém nas terras tupiniquins, a primeira versão se encontra com alguns descontos vantajosos, vale realmente o preço pago por ele?
Veja bem, neste texto vou considerar apenas o usuário brasileiro típico, que não vai trazer o aparelho da gringa, não é nenhum geek, e muito menos optar pelo tão famoso
jailbreak. e vai acabar comprando o brinquedo em alguma mega-loja de um Shopping Center em fantásticas 12 parcelas ''sem juros''.
Chega de lero e vamos tocar esta merda.
Valor agregado
Os produtos da Apple, já saem de fábrica com uma força de mercado descomunal, seja pela promessa de um produto de primeira linha e qualidade superior aos concorrentes, ou pelo design que com certeza chama a atenção de muitos compradores.
Porém o maior trunfo do iPad perante a concorrência não está nas suas características físicas, esta na sua grande quantidade de aplicativos na App Store e na compra de músicas, livros, quadrinhos, animes, filmes e até episódios de seriados À la carte no iTunes tudo transferido diretamente para o aparelho, sem necessidade de fios. É só cadastrar seu cartão de crédito e ser feliz.
É neste ponto que o nosso amigo pacato cidadão da civilização brasileira pode se frustrar. A Apple não libera a compra de games na AppStore do Brasil, tudo que você vai encontrar por lá depois de criar sua conta será apenas uma sombra do que é a real AppStore. O porque, ninguém explica, porém o mais provável é o imposto abusivo de impostos cobrados em cima de TUDO em nosso país, o simples jogo Angry Birds é considerado um jogo de azar por aqui e taxado como tal. O lance de músicas, filmes e seriados então...
Enfim, o Brasil não é o único local em que isso ocorre, por isso, pode fechar o seu Twitter você não precisa xingar muito. Pelo menos não por enquanto.
Preço
Como já citado o iPad de primeira geração sofreu uma queda de preço nas maiores lojas e hipermercados com o lançamento no iPad 2 lá fora, o modelo de entrada com wi-fi e capacidade de 16gb pode ser encontrado por até R$1.200,00 á vista, e acredite, ele já está esgotado em muitas lojas.
Com este preço o consumidor poderia conseguir um netbook bacana com pelo menos 160gb de armazenamento e maior poder de processamento, mas o foco deste artigo não é comparar estes dois como já foi feito a exaustão pela internetz.
Sendo assim...
Vale sim comprar a primeira geração da tableta da Maçã, se você já possuir um computador principal, sendo que, não tem como passar mídia para o iPad sem fazer algumas gambiarras ou optar pelo Jailbreak. Desde músicas até um simples livro você precisará de um computador para fazer a sincronia do iTunes do seu computador principal para o iPad. E tendo em vista que alguns dos novos e mais legais aplicativos não irão rodar no seu Tablet, já que a diferença de hardware para o novo modelo, a primeira vista pode não parecer tão grande, mas faz diferença.