sábado, 16 de abril de 2011

Zippo: Tem fogo?


Algumas marcas tem produtos de sucesso, como uma montadora que fábrica um carro famoso, ou uma desenvolvedora de software que lança um sistema operacional.
Porém hoje vamos falar na empresa Zippo, famosa por seus isqueiros. Sim isqueiros, esse é um caso atípico quando a empresa se torna uma com o produto, e acima de tudo uma lenda.
A empresa Zippo começou de maneira singela em 1932 na cidade de Bradford, estado da Pensilvânia - EUA) , colocando no mercado seu primeiro modelo de isqueiro em 1933 que podia ser comprado por módicos 0,50 centavos e prometia ser totalmente a prova de vento e podia ser recarregado com fluído próprio, e de lá pra cá acredite o modelo é o mesmo e continua sendo fabricado praticamente da mesma maneira, manufaturado:




Ele é constituído de duas partes principais, a máquina e a sua capa metálica. Na máquina encontramos o todas as partes essenciais para funcionamento, pavil etc.. e por fora a capa metálica, com uma pequena dobradiça responsável pelo famoso som click do abre e fecha. A carcaça metálica também é customizada de milhões de formas diferentes, desde de logotipos de empresas para serem entregues a clientes até soldados nos campos de batalha que improvisavam alguns desenhos na parte metálica, um destes bem conservado, pode valer uma fortuna. Na ultima peça na parte de baixo também é encontrado o ano de fabricação e o número se série, tornando único cada modelo.
Todo e qualquer Zippo, tem garantia vitalícia, ou seja, se  ocorrer algum problema com ele será concertado gratuitamente. Não importando o ano de fabricação ou qual o problema encontrado.

Eles foram muitos usados na guerra do Vietnam e na Segunda Grande Guerra, pois ele é praticamente impossível de ser apagado se a tampa não for fechada, assim ele era atirado para cima de depósitos de armas inimigos e coisas do gênero, dizem que ele funciona também com gasolina ou diesel, bom nunca testei no meu pra ver se é verdade.

Além disso, o que contribuiu para a fama toda do isqueiro, talvez tenha sido o fato de que em Hollywood NINGUÉM pode acender um cigarro ou uma pilha de dinamite, sem usar um Zippo.

Hoje se estima que já tenham sido produzidos meio bilhão de isqueiros. E a marca vai muito bem obrigado, hoje ela conta relógios, e uma nova linha de isqueiros chamados Zippo Blu que usam gás butano e produzem uma chama azulada, daí o nome destes novos modelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário